sexta-feira, 21 de novembro de 2014

                                                                       Android 

                                                          História do Android 
 

O Google desejava lançar um aparelho com serviços baseados em localização, mas não possuía plataforma para isso. Então, em agosto de 2005, adquiriu a Android Inc., uma pequena empresa em Palo Alto (Califórnia - EUA) que desenvolvia uma plataforma para celulares baseada em Linux, com o objetivo de ser uma plataforma flexível, aberta e de fácil migração para os fabricantes.
Em dezembro de 2006, com as noticias da BBC, surgiram mais especulações de que o Google estava entrando no mercado de telefones móveis.
Então, após dois anos de especulações, em 5 de Novembro de 2007 o Google anunciou o Android como uma plataforma e a criação da Open Handset Alliance (OHA), um conselho com mais de 33 empresas parceiras, em 2008 a Google entrou em parceria com a empresa chamada Index Corp, terminando a parceria em 2010. Em 21 de outubro de 2008, o Android se transforma em Open Source, com código publicado como AOSP (Android Open Source Project).
Em 22 de Outubro de 2008, foi lançado comercialmente o primeiro aparelho móvel com o sistema Android, o HTC Magic ou G1.


Em 2 de novembro de 2009, foi lançado o Motorola Droid ou Milestone, sendo considerado um dos melhores aparelhos com Android, com ótimas críticas, sendo um dos celulares mais vendidos.
Em 5 de Janeiro de 2010, o Google lança o primeiro celular com sua marca, o HTC Nexus One, sendo considerado o primeiro superphone devido processador de 1GHz. Mas suas vendas não foram bem, devido a o Google vendê-lo apenas online.
Em 27 de maio de 2010, Matias Duarte, antigo diretor da interface do WebOS, junta-se à equipe do Android após a compra da Palm pela HP .
O primeiro tablet comercialmente disponível com Android 3.0 foi o Motorola Xoom, lançado em 24 de fevereiro de 2011 nos Estados Unidos.
O programador que desenvolveu o Android foi Andy Rubin.
Para batizar cada versão, a empresa resolveu dar nomes de sobremesas. Em abril de 2009, a versão 1.5 – ou “Cupcake” – introduziu a correção automática nos textos e também os famosos “widgets”, que até hoje são uma das melhores funções do sistema. 


  



                                                      Características do Android  



  • ·        Handset Layouts:esta plataforma adapta-se “ao grande”, VGA, bibliotecas de gráficos 2D e 3D, e layouts de smartphones tradicionais.
  • ·         Conectividade:o Android suporta tecnologias Bluetooth, GSM/EDGE, IDEN, CDMA, etc..
  • ·        Mensagens:suporta tal como os outros dispositivos, SMS e MMS.
  • ·        Browser:o browser do Android é baseado num sistema open source Webkit.
  • ·        Suporte Java:as aplicações desta plataforma são feitos em Java.
  • ·        Suporte Media: o Android suporta MPEG-4, MP3, MIDI, WAV, JPG, PNG, etc..
  • ·        Suporte de Hardware: o Android cameras de vídeo/ fotográficas, ecrãs sensíveis ao toque, GPS, acelerómetros, giroscópios, sensores de pressão, termómetros, etc..
  • ·        Market: é uma loja de aplicações que podem ser descarregadas directamente para o dispositivo e instaladas, sem ser preciso a utilização de um computador. Existem aplicações pagas, mas também gratuitas, maioritariamente.
  • ·        Multi-Touch: o Android tem suporte multi-touch, na maioria dos dispositivos que suportam Android.
  • ·        Multitarefa: é uma das aplicações disponíveis.




 



  


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário