Um sistema operacional (SO) é uma coleção de programas que inicializam o hardware do computador. Fornece rotinas básicas para controle de dispositivos. Fornece gerência, escalonamento e interação de tarefas. Mantém a integridade de sistema.
O sistema operacional é uma coleção de programas que:
- Inicializa o hardware do computador
- Fornece rotinas básicas para controle de dispositivos
- Fornece gerência, escalonamento e interação de tarefas
- Mantém a integridade de sistema
1. A primeira geração (1945-1955)
Válvulas e painéis com plugs. Em torno de 1940, foram criadas máquinas calculadoras usando válvulas, das quais obteram sucesso na construção. Essas máquinas eram enormes, ocupando salas inteiras com dezenas de milhares de válvulas,porém eram muito mais lentas do que os mais simples computadores pessoais de hoje.Um pequeno grupo de pessoas construiu, programou, operou e deu manutenção à cada máquina. Toda a programação era feita em linguagem de máquina. Ainda não se ouvia falar em sistemas operacionais. O modo usual de operação consistia no programador elaborar um programa numa folha e então ir a sala da máquina, inserir os plugs nos painéis do computador e gastar as próximas horas apelando que nenhuma das 20.000 ou mais válvulas não se queimasse durante a execução do programa. Na verdade, todos os problemas eram inerentemente sobre cálculos numéricos tais como gerações de tabelas de senos e cossenos. Por volta dos anos 50, essa rotina teve uma pequena evolução com a introdução de cartões e lê-los, ao invéz do uso de plugs em painéis; no mais, o procedimento era o mesmo.
2. A segunda geração (1955-1963)
Com a introdução dos transistores os computadores tornaram-se mais confiáveis, o bastante para serem fabricados e vendidos para clientes com expectativa de que continuaria a funcionar por tempo suficiente para realizar algum trabalho útil. As máquinas eram guardadas em salas especiais com ar condicionado e equipe de operadores profissionais para mantê-los funcionando. Para executar um programa (JOB), um programador primeiro escrevia o programa em papel e então o transformava em carões perfurados. Quando o computador terminava o JOB, o operador ia até a impressora, removia a saída e a levava para a sala de saída onde ficava a disposição do programador. Em seguida, o operador pegava um dos conjuntos de cartões que haviam sido trazidos para a sala de entrada e os inseria na máquina para leitura. Muito tempo de máquina se perdia enquanto os operados se deslocavam nas salas para implementar as operações em computador. A busca de economia de tempo levou sistemas de processamento em lotes (bote system).
3. A terceira geração (1965-1980)
A terceira geração inicia-se com a introdução dos circuitos integrados (transistores, resistores, diodos e outras variações de componentes eletrônicos miniaturizados e montados sobre um único chip) aos computadores. Em 1960 o IBM lança o IBM/360, cuja série marcou uma nova tendência na construção de computadores com o uso de CI (circuito integrado), ou pastilhas, que ficaram conhecidas como chips. Esses chips incorporaram, numa única peça de dimensões reduzidas, várias dezenas de transistores já interligados, formando circuitos eletrônicos complexos. Após o surgimento desses circuitos, no final da década de 50, eles foram aprimorando-se até chegar ao estágio de adaptação dos computadores. Uma nova linguagem foi desenvolvida: a CPL. O Burroughs B-2500 foi um dos primeiros modelos dessa geração. O PDP-S, produzido pela DEC, foi o primeiro mini computador comercial e a Intel 4004 o primeiro microprocessador (circuito integrado que contém todos os elementos de um computador num único local). Eram alguns de seus componentes à unidade calculadora e a memória. Além disso diversos modelos e estilos foram lançados nessa época. O PC/XT usava o sistema operacional PC/MS-DOS, uma versão do MS-DOS desenvolvida para a IBM pela Microsoft.
4. A quarta geração (1980 até hoje)
Com o
desenvolvimento da integração de circuitos em grande escala
(LSI), apareceram chips com milhares de transistores encapsulados
em um centímetro quadrado de silício, nascendo daí a idéia do
computador pessoal. Atualmente, os mais poderosos computadores
pessoais são denominados estações de trabalho (wokstations).
Tais máquinas são usadas nas mais diferentes atividades e
usualmente estão conectadas a uma rede pública ou privada, que
permite a troca de informações entre todas as máquinas ligadas
a ela.
A grande
disponibilidade de poder computacional, levou ao crescimento de
uma indústria voltada para a produção de software para estas
máquinas. A maioria destes softwares é "ameno ao
usuário" (user-friends), significando que eles são
voltados para pessoas que não tem nenhum conhecimento de
computadores, e mais que isto, não tem nenhuma vontade de
aprender nada sobre este assunto.
Um desenvolvimento
interessante que começou a tomar corpo em meados dos anos 80 foi
o dos sistemas operacionais para redes e o dos sistemas
operacionais distribuídos.
Em uma rede de
computadores, os usuários estão conscientes da existência de
um conjunto de máquinas conectadas à rede, podendo portanto
ligar-se a máquinas remotas e solicitar serviços das mesmas.
Cada uma destas máquinas roda seu próprio sistema operacional e
tem seu próprio usuário.
Os sistemas
operacionais de rede não diferem fundamentalmente daqueles
usados em máquinas monoprocessadoras. Obviamente, eles precisam
de uma interface controladora de rede e de um software
específico para gerenciar tal interface, além de programas que
permitam a ligação de usuários a máquinas remotas e seu
acesso a arquivos também remotos. Tais características não
chegam a alterar a estrutura básica do sistema operacional usado
para máquinas com um único processador.
Já os sistemas
operacionais distribuídos precisam de mais do que a simples
adição de poucas linhas de código a um sistema usado em
máquinas monoprocessadoras, pois os sistemas ditos distribuídos
diferem dos centralizados em pontos bastante críticos. Por
exemplo, os sistemas operacionais distribuídos permitem que
programas rodem em vários processadores ao mesmo tempo,
necessitando portanto de algoritmos de escalonamento de
processador bem mais elaborados, de forma a otimizar o grau de
paralelismo disponível no sistema.
Windows
1975–1981: Nasce a Microsoft. Poucas pessoas ouviram falar de microcomputadores, mas dois jovens entusiastas do assunto, Bill Gates e Paul Allen, percebem que a computação pessoal é o caminho para o futuro. Em 1975, Gates e Allen formam uma parceria chamada Microsoft. Como a maioria das start-ups, a Microsoft começa pequena, mas com uma grande visão - um computador em cada mesa de trabalho e em cada residência. Nos anos seguintes, a Microsoft começa a mudar o jeito como trabalhamos.
O lançamento do Windows 1.0 (1982-1985)
Em 20 de novembro de 1985, a Microsoft lançou o Windows 1.0 trazendo a interface gráfica e o mouse como as grandes inovações. Na nova versão, os usuários não precisavam digitar os comandos do MS-DOS. Bastava mover o ponteiro do mouse e clicar nas janelas. O Windows 1.0 introduziu elementos gráficos, como a barra de menus, as barras de rolagem, ícones e caixas de mensagens, que, juntos, tornavam os programas mais fáceis de usar e aprender. Além disso, adicionou-se a possibilidade de trocar entre diversos programas abertos sem precisar fechá-los ou reiniciá-los. A versão Windows 1.0 trouxe versões primitivas de programascomo o Paint, o Bloco de Notas e a Calculadora.Oferecia também um editor de texto, chamado Windows Writer, um calendário, uma agenda de contatos, um relógio e um jogo chamado Reversi. Com relação aos requisitos de hardware,o Windows 1.0 exigia no mínimo 256 kilobytes de memória, dois drives de disquete de lado duplo e uma placa gráfica. Caso o usuário desejasse usar múltiplos programas ou o MS-DOS 3.0 que vinha junto com o Windows, era necessário um disco rígido e 512 KB de memória. A maioria dos computadores da época não era compatível.
Windows 2.0 e 2.11 (1987 – 1990)
Em 9 de dezembro de 1987, a Microsoft lançou a segunda versão do Windows com ícones na área de trabalho e memória expandida. O Windows 2.0 melhorou o suporte à placa gráfica, possibilitando a sobreposição de janelas, o controle da disposição das mesmas e o uso de atalhos de teclado. Para melhorar o gerenciamento do sistema, foi adicionado o Painel de Controle ao Windows. Nessa versão, abriu seu sistema para que outras empresas desenvolvessem programas para ele.Em 1988, a Microsoft se tornou a maior companhia de software para PCs do mundo e os computadores começavam a ser tornar parte do dia a dia dos escritórios americanos.
Windows 3.0 e Windows NT (1990 – 1994)
A Microsoft anunciou o Windows 3.0 em 22 de maio de 1990 e o Windows 3.1, logo depois, em 1992. A inclusão do recurso de Memória Virtual possibilitou o uso de gráficos
de 16 cores, pois permitiu usar mais memória do que existe no
computador. O desempenho do Windows melhorou significativamente com o
total suporte aos processadores Intel 386. Os gerenciadores de programas
(Program Manager), arquivos
(File Manager) e impressoras (Print
Manager) foram lançados com o Windows 3.0. Na versão 3.1, o gerenciador
de arquivos ganhou a funcionalidade de clicar e arrastar os arquivos.Novos jogos foram adicionados, incluindo Paciência, Copas e Campo
Minado, que estão presentes no sistema até as versões mais recentes.O lançamento do Windows NT ocorreu em 27 de julho de 1993 e foi um importante marco para a Microsoft.
Windows 95 e a Internet (1995 – 1997)
O Windows 95 foi lançado em 24 de agosto de 1995.Essa era a era dos fax/modens, do e-mail, das notícias online, dos jogos multimídia e dos programas educacionais. O Windows 95 trazia suporte integrado à Internet, com discagem de rede e o navegador Internet Explorer. Com a nova tecnologia Plug and Play, ficou fácil a instação de novas placas no computador. O sistema operacional com 32 bits oferecia melhorada qualidade multimídia e funcionalidades poderosas para computação móvel e rede integradas. O sistema foi traduzido para 12 idiomas. As novas funcionalidades incluíam o botão Iniciar, a barra de tarefas e os botões de minimizar, maximizar e fechar em cada janela. Funcionalidades que estão presentes até hoje no Windows.
Windows 98, Windows Me e Windows 2000 (1998 – 2000)
Lançado em 25 de junho de 1998, o Windows 98 foi a primeira versão do Windows projetada especificamente para os consumidores finais. Essa foi a última versão do sistema operacional baseada no MS-DOS. Com o Windows 98, pode-se buscar as informações facilmente no computador. Outros melhoramentos incluíram a abertura e o fechamento de programas rapidamente, suporte para leitura de DVDs e dispositivos USB. A barra de lançamento rápido de aplicativos, que permitia a inicialização dos programas sem precisar buscá-los no menu Iniciar, foi apresentada nessa versão.O Windows Me, lançado em 14 de setembro de 2000, foi projetado para o uso residencial dos computadores e oferecia diversas melhorias para redes domésticas, músicas e vídeos. Tinha a funcionalidade de restauração do sistema, que permite voltar toda a configuração dos programas do PC para uma data ou hora antes que um problema tenha ocorrido. O Windows Movie Maker ofereceu aos usuários ferramentas para editar, salvar e compartilhar vídeos domésticos digitalmente. Além disso, com as tecnologias do Microsoft Windows Media Player 7, os usuários puderam buscar, organizar e tocar seus arquivos de mídias digitais.O Windows 2000 Professional, lançado em 17 de fevereiro de 2000.Os maiores melhoramentos do Windows 2000 foram em confiabilidade, facilidade de uso, compatibilidade com a Internet e suporte para computação móvel.simplificou a instalação de dispositivos de hardware aumentando a compatibilidade deles com a tecnologia Plug and Play. Os novos dispositivos compatíveis incluíam produtos avançados de rede, dispositivos USB, Firewire e infravermelho.
Windows XP (2001 – 2005)
Em 25 de outubro de 2001, o Windows XP foi lançado com uma interface totalmente reprojetada e centrada.O sistema foi disponibilizado em 25 idiomas. O Windows XP Home Edition oferece um visual limpo e simplificado que
torna os programas mais usados acessíveis rapidamente. Projetado para
uso doméstico, essa versão do Windows XP oferece um assistente de
configuração de rede, o Windows Media Player, o Windows Movie e
capacidades para tratamento avançado de fotos digitais, permitindo
girar, imprimir e copiar as imagens para um CD ou DVD.As principais novidades para usuários móveis foi a inclusão do suporte a redes Wi-Fi.Além dessas duas versões básicas, o Windows XP foi lançado em outras
versões ao longo dos anos. O Windows XP 64-bit Edition (2001) foi
primeiro sistema operacional da Microsoft projetado para processadores
de 64 bits, o qual permite a gerência de grandes quantidades de memória
(até 16 Exabytes).
Windows Vista (2006 – 2008)
Foi anunciado em novembro de 2006 e lançado em 31 de janeiro de 2007.Possuía um sistema de segurança mais forte até então lançado pela Microsoft. Dentre as diversas versões do sistema, a Ultimate era a mais completa e
anunciava o BitLocker Drive Encryption, que oferecia proteção para os
dados do usuário, que são salvos encriptados automaticamente no disco. O
Windows Vista trouxe melhoramentos no Windows Media Player. No Windows Media Player, podia-se assistir televisão, ver e enviar fotografias e editar vídeos.A nova interface gráfica, denominada de Aero, promoveu grandes
modificações no sistema, fazendo com que a barra de tarefas e as bordas
das janelas recebessem um novo visual. A busca de arquivos no computador
teve nova ênfase para ajudar as pessoas a encontrar seus arquivos de
forma mais rápida. O sistema foi distribuído em 35 idiomas e o botão
Iniciar foi completamente redesenhado.
Windows 7 (2009 – 2012)
Foi lançado em 22 de outubro de 2009. Com a definição, o Windows ajustava automaticamente as configurações de compartilhamento de arquivos e impressoras do usuários.O Windows 7 trouxe novas funcionalidades, como, por exemplo, os modos de
trabalhar com as janelas, que podem se agarrar às outras para melhor se
organizarem na tela (Snap), podem ser vista rapidamente com o passar do
mouse (Peek) e também podem se tornar as únicas da tela com um
movimento rápido (Shake). Através do novo Windows Media Player, pode-se enviar fluxos de vídeo,
músicas e fotos do PC para uma televisão ou um rádio compatível. Os
melhoramentos na barra de tarefas incluem miniaturas das janelas ao
vivo.
Windows 8 e o Futuro (2012 – …)
Com lançamento previsto para até o começo de 2013.O Windows 8 mudou radicalmente a tela inicial. Em vez do desktop, a clássica área de trabalho, é carregada a tela de início.Ela contém botões para os principais programas. São botões “vivos”: eles
podem exibir informações atualizadas junto ao ícone, dependendo do
programa. Os programas feitos exclusivamente para Windows 8 são os
únicos que aproveitam este benefício.Esses apps rodam em tela cheia, sem bordas, sem barras visíveis. Eles
foram projetados para telas touchscreen para uso em tablets, mas também
podem ser controlados com um mouse. O Windows 8 já vem com alguns
programas deste tipo, como o cliente de e-mail, do SkyDrive, app de
fotos e vídeos, clima, notícias, etc. Eles constituem a aposta da
Microsoft para entrada no mundo dos tablets, já que ela veio para o ramo
bem depois das dominantes Apple e Google.Apesar da mudança, o Windows 8 oferece uma experiência híbrida, sem
comprometimentos. A área de trabalho tradicional está lá. Um clique no
quadro dela na tela inicial traz o papel de parede e a barra de tarefas,
com os ícones dos programas tradicionais.A nova tela substituiu completamente o menu Iniciar. Pode-se pesquisar por um programa. Basta ir para a tela de início e sair
digitando o que quiser. Não há um campo de busca visível, basta digitar
diretamente na tela mesmo.
Então veremos uma linha do tempo da evolução da logomarca do Windows.
O surgimento do MS-DOS
Em junho de 1980, Gates e Allen contratam um antigo colega de classe de Gates em Harvard, Steve Ballmer, para ajudar a administrar a empresa. No mês seguinte, a IBM faz contato com a Microsoft sobre um projeto com o codinome "Chess" ("Xadrez"). Em resposta, a Microsoft se concentra em um novo sistema operacional — o software que gerencia, ou controla, o hardware do computador e também serve para fazer a ligação entre o hardware e os programas, como um processador de texto. É a base na qual os programas de computador podem funcionar. Eles chamam o novo sistema operacional de "MS-DOS". Quando o IBM PC com MS-DOS começa a ser vendido, em 1981, ele apresenta uma linguagem totalmente nova para o público geral. Digitar “C:” e vários outros comandos "enigmáticos" gradualmente começou a fazer parte do nosso dia a dia. As pessoas descobrem a tecla de barra invertida.O MS-DOS é eficiente, mas também é difícil de entender para muitas pessoas. Deve haver uma melhor maneira de criar um sistema operacional.
É
uma distribuição para usuários mais avançados, que se sintam
confortáveis com linha de comando, pois grande parte das instalações
feitas nesse sistema devem ser feitas do zero. - See more at:
http://www.duartstudio.com/home/tecnologia-pc-smartphone-tablet/5-melhores-distribui%C3%A7%C3%B5es-do-linux#sthash.bq9D51EY.dpuf
É
uma distribuição para usuários mais avançados, que se sintam
confortáveis com linha de comando, pois grande parte das instalações
feitas nesse sistema devem ser feitas do zero. - See more at:
http://www.duartstudio.com/home/tecnologia-pc-smartphone-tablet/5-melhores-distribui%C3%A7%C3%B5es-do-linux#sthash.bq9D51EY.dpuf
É
uma distribuição para usuários mais avançados, que se sintam
confortáveis com linha de comando, pois grande parte das instalações
feitas nesse sistema devem ser feitas do zero. - See more at:
http://www.duartstudio.com/home/tecnologia-pc-smartphone-tablet/5-melhores-distribui%C3%A7%C3%B5es-do-linux#sthash.bq9D51EY.dpuf
É
uma distribuição para usuários mais avançados, que se sintam
confortáveis com linha de comando, pois grande parte das instalações
feitas nesse sistema devem ser feitas do zero. - See more at:
http://www.duartstudio.com/home/tecnologia-pc-smartphone-tablet/5-melhores-distribui%C3%A7%C3%B5es-do-linux#sthash.bq9D51EY.dpuf
É
uma distribuição para usuários mais avançados, que se sintam
confortáveis com linha de comando, pois grande parte das instalações
feitas nesse sistema devem ser feitas do zero. - See more at:
http://www.duartstudio.com/home/tecnologia-pc-smartphone-tablet/5-melhores-distribui%C3%A7%C3%B5es-do-linux#sthash.bq9D51EY.dpuf
Nenhum comentário:
Postar um comentário